Introdução
A Casa das Cores é um Centro de Acolhimento Temporário para crianças em perigo, cuja proteção e garantia de direitos passa, em determinado momento das suas vidas, pela institucionalização. Trata-se de uma casa preparada para receber 12 crianças de ambos os sexos, onde se possam criar as condições mais próximas das de um ambiente familiar saudável e equilibrado e que permita a construção e concretização de projetos de vida mais felizes.
Paralelamente, procura-se trabalhar as necessidades de cada família e as suas potencialidades, capacitando os seus membros como sujeitos da própria mudança, com vista ao restabelecimento dos laços familiares. Tudo isto, em articulação com os recursos da comunidade, promovendo a manutenção de redes, formais e informais, (com os projetos e as respostas já existentes localmente) de suporte familiar e comunitário.
Objetivos
Objetivos gerais
- Acolher crianças em situações de risco ou perigo eminente, proporcionando lhes um ambiente o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu desenvolvimento global e a sua inserção na sociedade.
- Intervir junto das famílias com vista à sua reestruturação e reorganização, para a melhoria no desempenho das suas funções parentais.
Objetivos no que respeita ao acolhimento das crianças:
- Garantir o acesso à escolaridade e/ou formação profissional nos estabelecimentos adequados, acompanhando as tarefas escolares, pedagógicas, culturais e sociais.
- Garantir, em colaboração com os serviços de saúde locais, os cuidados necessários a um bom nível de saúde.
- Proporcionar às crianças e jovens a satisfação de todas as suas necessidades materiais (alimentação saudável, vestuário, entre outras) e emocionais, num ambiente com condições de vida idênticas às de uma família.
- Construir projetos de vida adequados a cada criança, respeitando a sua individualidade e privacidade.
- Promover as relações e contactos com as famílias de origem, sempre que possível, com vista à reestruturação dos laços e à reintegração de cada criança.
- Proporcionar-lhes o mesmo tipo de acompanhamento, adaptado a cada fase da sua vida até à autonomização, nos casos em que as crianças não possam reintegrar a família de origem.
Objetivos no âmbito do trabalho com as famílias:
- Privilegiar o trabalho de mediação e reestruturação dos laços familiares.
- Apoiar as famílias, consciencializando-as para uma maior eficácia no desempenho das suas funções parentais.
- Acompanhar situações que necessitem de intervenção específica, dando a conhecer os recursos existentes ou encaminhando para instituições de reabilitação adequadas a cada problemática.
Estratégias de Intervenção
No trabalho com as crianças, através de uma intervenção individualizada e com uma abordagem pluridisciplinar, procura-se tornar possível o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança. O objetivo é criar um ambiente familiar com vivências coerentes e consistentes, transmitindo-lhes afeto e referências que ajudem a reabilitar experiências traumáticas e a reeducar no sentido de proporcionar um futuro com boas perspetivas. É essencial apostar em valores como o otimismo (uma linguagem de valorização e construção: apreciar e valorizar o melhor do que já existe, reforçando o comportamento adaptativo), o “empowerment” (processo de reconhecimento e capacitação), a autoestima e o valor pessoalNo acompanhamento familiar, procura-se ir ao encontro das necessidades e potencialidades de cada família, através de uma abordagem sistémica e de corresponsabilização. É, pois, uma intervenção que privilegia a comunicação, a vida afetiva e emocional, procedimentos educacionais, interações interfamiliares e interações com o exterior. Para este efeito, perspetiva-se, para além de um acompanhamento “potenciador” das competências educativas das famílias, um trabalho em rede com outras instituições e serviços, que sejam resposta para as suas problemáticas específicas: educação, saúde, dependências, emprego, entre outras.
A funcionar desde Maio de 2009, a Casa das Cores tem um Acordo de Cooperação com a Segurança Social e beneficia do apoio de diversas entidades, empresas e pessoas particulares.