Introdução
O MSV dinamiza dois grupos de oração e aprofundamento da fé: o Grupo de Ação e Fé (GAFE) e o Grupo de Vida.
Alguns dos membros destes grupos desenvolvem um Projeto de Voluntariado no Conselho de Alcoutim, durante alguns fins-de-semana ao longo do ano, e um Projeto de Voluntariado em Sevilha (Comunidade de Onuva), durante o mês de agosto.
Projeto Alcoutim
Este projeto é desenvolvido ao longo do ano por um grupo de voluntários, universitários e trabalhadores, que vivem em Lisboa e se deslocam um fim-de-semana por mês para ir ao encontro das pessoas com mais idade do Concelho de Alcoutim, no distrito de Faro.
A vila de Alcoutim, situada à beira do Rio Guadiana, é uma das mais bonitas da Serra Algarvia. Encontra-se rodeada por pequenas comunidades rurais (“os montes”), de uma beleza natural invulgar, habitadas por um número cada vez mais reduzido de pessoas, a maioria das quais com uma idade avançada, que vivem em situações de grande isolamento.
Estas pessoas, bem como as que vivem no Lar de Alcoutim, são a razão de ser deste projeto, que o MSV desenvolve em parceria com as Paróquias do Concelho de Alcoutim.
Objetivos
- Ajudar pessoas idosas em situações de solidão extrema a reconhecer o valor das suas vidas, dando-lhes apoio de caráter social e espiritual.
- Acompanhar um fim-de-semana por mês os idosos dos montes do concelho de Alcoutim, mantendo uma relação especial com cada um e intervindo nos casos de maior solidão, exclusão social, doença, pobreza material e espiritual.
- Reunir comunidades locais desintegradas, potenciando as inter-relações através de eventos comunitários.
Atividades
Em cada fim-de-semana, são realizadas visitas às pessoas que se encontram no Lar de Alcoutim, criando momentos de animação conjunta, mas também momentos de conversa mais individuais, reforçando a relação de confiança que se vai criando entre cada voluntário e cada pessoa.
São também realizadas visitas aos diversos “montes” da região, onde os voluntários visitam individualmente pessoas ou famílias, e também dinamizam atividades conjuntas com a comunidade, com o objetivo de valorizar a sua cultura (como a apanha da amêndoa ou pequenas festas) e combater o isolamento a que a região está sujeita, incentivando a interação entre pessoas de “montes” diferentes.
A atuação dos voluntários, divididos em pequenos grupos, permite o estabelecimento de uma relação de confiança, intervindo ao nível da proximidade, com contactos personalizados. Dado o isolamento e a idade desta população, estes são fatores que permitem valorizar a pessoa, permitindo que continue a sentir-se parte da comunidade onde habita e destacando de forma positiva os seus contributos.
«Ao longo de todos estes anos têm cumprido humanamente a tarefa de acompanhar uma faixa da nossa sociedade mais fragilizada, apoiando-a psicológica e socialmente, e transmitindo esperança renovada a cada nova visita. O Município de Alcoutim congratula-se com a presença do MSV no concelho e reitera a vontade de que a sua comparência continue a fazer parte do dia-a-dia da nossa população.»
Francisco Amaral, Ex-Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim
«O MSV, que desde há catorze anos vem mantendo uma presença constante, permanente, esforçada no meio destas pessoas tão sós, estando presente nas suas vidas com uma juventude e um testemunho de humanidade e de fé admiráveis, tem sido para a paróquia de Alcoutim duma muito apreciada ajuda na manutenção da alegria, da fé, do amor fraterno e quase filial para com os doentes, anciãos e famílias por eles visitadas, no âmbito da ação pastoral da igreja local.»