De 1997 a 2003
/ Quem somos

A pedido do pároco de Alcoutim, surgiu o primeiro projeto em Portugal, que pretendia ir ao encontro e acompanhar as pessoas que vivem situações de grande isolamento nos "montes" do Concelho de Alcoutim. Depois de uma experiência de 1 mês no verão de 1997, passou a haver um grupo de voluntários que, até aos dias de hoje, se desloca mensalmente a Alcoutim, durante um fim-de-semana, para estar ao serviço da população local, em especial das pessoas com idade mais avançada.

Em 1998 tivemos pela primeira vez um projeto de voluntariado de longa duração (1 ano), em Barreiras, que possibilitou a implementação de alguns projetos de raiz, como os "Cata-Vento IV e V" (Centros de Dia para crianças de favelas) e o "Dignivida" (centro de prevenção e apoio a doentes infetados com SIDA).

Neste período, com o crescimento do seu grupo de voluntários, o MSV estendeu a sua atividade a novos projetos: o trabalho com jovens carenciados do Pragal (Almada), em parceria com a comunidade jesuíta local; o apoio a um lar de crianças em perigo no Gradil (Mafra); e o acompanhamento regular de idosos que vivem sós nos prédios da Baixa de Lisboa.

Paralelamente, entre os membros mais antigos do MSV surgiram os Grupos de Vida, pequenas comunidades de oração que se reúnem quinzenalmente para rezar e debater questões da sua fé.