Atividades
/ Ação e fé

Em cada fim-de-semana, são realizadas visitas às pessoas que se encontram no Lar de Alcoutim, criando momentos de animação conjunta, mas também momentos de conversa mais individuais, reforçando a relação de confiança que se vai criando entre cada voluntário e cada pessoa.

São também realizadas visitas aos diversos "montes" da região, onde os voluntários visitam individualmente pessoas ou famílias, e também dinamizam atividades conjuntas com a comunidade, com o objetivo de valorizar a sua cultura (como a apanha da amêndoa ou pequenas festas) e combater o isolamento a que a região está sujeita, incentivando a interação entre pessoas de "montes" diferentes.

A atuação dos voluntários, divididos em pequenos grupos, permite o estabelecimento de uma relação de confiança, intervindo ao nível da proximidade, com contactos personalizados. Dado o isolamento e a idade desta população, estes são fatores que permitem valorizar a pessoa, permitindo que continue a sentir-se parte da comunidade onde habita e destacando de forma positiva os seus contributos.