Missão em Alcoutim
/ Notícias

Um grupo de voluntários do MSV esteve em missão em Alcoutim

Alcoutim 2013

De 19 a 28 de julho, 8 voluntários do Grupo Ação e Fé do MSV estiveram ao serviço da população de Alcoutim. O grupo era composto pela Carolina, a Carolina, a Raquel, o João, o João, o Pedro, o Pedro e o Pedro, todos estudantes em diferentes fases da universidade (candidatura, licenciatura, mestrado e doutoramento).

Visitaram cerca de 15 "montes", nome dado a cada uma das pequenas povoações isoladas daquele concelho. Em cada monte, os voluntários fizeram um "almoço missionário" e rezaram o terço com os habitantes, sempre com grande adesão. Estes momentos de encontro e partilha fortaleceram as relações do grupo com as pessoas que vão visitando ao longo do ano.

O grupo visitou o Lar de Alcoutim por duas vezes e até ajudou a animar um bailarico! Participaram também numa festa de avós e netos, e desafiaram um dos senhores com quem costumam estar a ir recitar alguns dos seus poemas - poemas que memoriza, porque não sabe escrever.

Em Alcoutim, o grupo dá apoio ao pároco, o Pe. Atalívio Rito. Ao ver o muro da casa paroquial a precisar de pintura, o grupo dedicou-se a essa tarefa que proporcionou a todos bons momentos de descontração.

O MSV tem estado presente no concelho de Alcoutim desde 1997, em estreita colaboração com a paróquia local. Este projeto tem tido o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim e da Associação de Balurcos.

O concelho de Alcoutim situa-se no nordeste do Algarve, no interior, e é um dos municípios com população mais envelhecida e com índices de desertificação dos mais elevados do país.